Oi Fãs de michael jackson!
Sejam muito bem vindos e sintam - se a vontade, cadastre - se e tenha acesso ao Fórum por completo

Aqui somos uma familia!!!

Decifrem a lenda nunca desvendada, o rei nunca superado, Michael joe jackson



ass: administração You Are Not Alone

Participe do fórum, é rápido e fácil

Oi Fãs de michael jackson!
Sejam muito bem vindos e sintam - se a vontade, cadastre - se e tenha acesso ao Fórum por completo

Aqui somos uma familia!!!

Decifrem a lenda nunca desvendada, o rei nunca superado, Michael joe jackson



ass: administração You Are Not Alone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Três lições de gestão de marca de Michael Jackson

Ir para baixo

Três lições de gestão de marca de Michael Jackson Empty Três lições de gestão de marca de Michael Jackson

Mensagem por Dangerous Girl Qui 15 Jul - 21:27:12

Olá,

Apenas três semanas antes, do dia 25 de junho, todo o mundo reuniram-se para marcar o aniversário de um ano da morte do lendário cantor que foi auto-intitulado como “Rei do Pop”.

Seja qual for o lema o seu nome foi arrastado pelos últimos anos por causa de suas excentricidades pessoais diante do público, o que é inegável é a seguinte: Michael Jackson foi e continua a ser uma marca de grande sucesso que revolucionou a indústria da música de uma forma que ninguém tem chegou perto de fazer nos últimos anos.


Três lições de gestão de marca de Michael Jackson Mj1_articleimg-1


Michael Jackson, a marca, também permanece altamente lucrativo após sua morte.

Estimativas da revista Billboard que a sucessão de Michael Jackson levantou aproximadamente U$S 1 bilhão (£ 670 milhões) desde sua morte há um ano.

Então, o que toda essa conversa sobre Michael Jackson de novo? Bem, a sua carreira cantando de sucesso pode nos ensinar lições valiosas sobre a gestão da marca. Aqui estão três principais lições que nos aprendamos conosco mesmos.

1. Construir uma marca global

Para construir uma marca global, ou falar num empresário, significa criar um produto/serviço que é replicável e escalável, que pode ganhar mercado rapidamente. Pense no fenômeno mundial, Michael Jackson foi um acaso? Errado.



Três lições de gestão de marca de Michael Jackson Mjoffthewallcover_articleimg


Antes de lançar seu primeiro álbum solo, “Off the Wall”, os executivos já estavam planejando o lançado a nível mundial. “Toda a nossa mentalidade era de que estávamos fazendo a música para as massas, um dos panoramas era conseguir uma gravadora para virar o mercado, promover um mercado da massa”, diz Ron Weisner, que foi co-gestor com Freddy Jackson DeMann naquele momento. “Nossa atitude foi: “Vamos decidir o público – não apenas apresentá-lo para um mercado negro.””.

Os artistas negros eram marginalizados durante a década de 1970 como resultados do Álbum Oriented Rock (AOR) que as estações de rádio em toda a América aprovaram.

AOR significa que os diretores dos programas das emissoras de rádio descartaram a vasta gama de gêneros musicais e abraçaram períodos anteriores e centraram quase inteiramente sobre uma rocha – som central. Como tal, folk, jazz e blues se tornaram mais raras as seleções e os diretores de programa também bloquearam os artistas negros de se apresentarem.

É por isso que Michael Jackson acotovelou todos pela consciência global, que foi tão fenomenal para si mesmo, porque ele foi o primeiro artista negro sempre a quebrar as barreiras raciais, musicais e a cavar um lugar para si mesmo como o “King Of Pop”.


Três lições de gestão de marca de Michael Jackson Mjthriller_articleimg



Michael Jackson e sua equipe trabalharam ao mesmo tempo, para liberar suas canções em diferentes plataformas, em vez de realizar a promoção de uma forma gradual.

Após a etiqueta da equipe de promoção da Epic Record como gravação (Michael Jackson na época) Pop e R&B ouvirem “Don’t ‘Til Stop You Get Enough”, eles sabiam que o registro seria sucesso mundial e a equipe, portanto, tomou a iniciativa inédita de promover as canções de R&B e Pop ao mesmo tempo nas rádios. “Não era o usual da ‘Build up’ o artista tocar na rádio urbana e depois ir para o pop ‘”, disse Maurice Warfield (ex-gerente regional de promoção urbana da West Coast).

Além disso, quando “Thriller” foi lançado em 1982, o chefe de promoção da Epic, Frank Dielo, decidiu lançar duas canções simultaneamente, a fim de ampliar a audiência do álbum. Eventualmente, 07(sete) canções do álbum com 09(nove) faixas ficaram no Top 10 da Billboard, sendo que “Thriller” ficou em 1 º lugar por 37 semanas consecutivas.

Mais do que uma estratégia tática, Michael Jackson fez a música recorrer uma audiência global.

Quem não gostaria de escolher o caminho ao longo de “Thriller” ou de ser hipnotizado pela magia de seu moonwalk, será que James Brown o inspirou?

As fronteiras deixaram de existir com sua música, nacionalmente, racialmente, sem idade e sem sexo. Em 1985, “We Are the World “, escrito por Michael Jackson e Lionel Ritchie em 1985, consolidou o seu apelo global.


Três lições de gestão de marca de Michael Jackson Mjwearetheworld_articleimg



Eu acho que a mensagem embutida aqui é encontrar um produto ou um serviço que satisfaz a fundamental necessidade humana – Este é um desejo humano de conexão (como as redes sociais tem tido o cuidado de), ou se é uma necessidade para abrir e fechar (como a marca de zíper YKK). Chegando com um novo produto, a principal preocupação não deve ser como “sexy” da tecnologia, mas é mais importante, o produto que é relevante para as pessoas e como ela se encaixa no seu contidiano?

Lembre-se: são sempre as pessoas antes da tecnologia.

2. Assumir riscos e ser visível

Michael Jackson não era apenas um cantor talentoso, mas ele entendeu a dinâmica visual que emprestaria dimensões de sua atuação. Tal como acontece com as marcas, é importante ter certas características visuais que são facilmente reconhecíveis, distintas em uma ressonância com a linguagem de sua marca. Michael Jackson como artista compreendeu isto muito bem.




Três lições de gestão de marca de Michael Jackson Mjgloves_articleimg



As características visuais de Michael Jackson incluem seu icônico, a luva de cristais, seu olhar para as capturas trajes como o conjunto vermelho usado em “Thriller” e, claro, quem poderia esquecer das meias brancas usadas em moonwalk e sua maneira história em “Billie Jean”. As meias brancas com seus sapatos pretos eram indiscutivelmente uma manobra calculada de seu visual, traindo os olhos para o contraste do branco e preto, assim, o espectador se concentrava em seus movimentos na dança lendária. Não, esta combinação não era nova, mesmo que tão cedo quanto 1951 Gene Kelly , que usava meias brancas e sapatos , dançou e encantou o mundo em ” American in Paris “. Mas Michael Jackson conseguiu os seus objetivos.

Três lições de gestão de marca de Michael Jackson Mjmoonwalk_articleimg


Michael Jackson executando o moonwalk.

Além de sua extravagância visual como um performer, Michael Jackson, um dos precursores da geração MTV e um dos poucos que executaram muito bem. No que diz Weisner, a visão de MJ em “Thriller” o levou para o próximo nível dos gigantes. “Era como se nós estivéssemos indo casar com o álbum com a extensão visual”.

Em seus vídeos Michael Jackson criou toda uma nova maneira de viver suas músicas. O público pode experimentar a música combinada com movimentos de dança elegante e efeitos visuais. Seus vídeos eram mini-filmes com amostra de grandes orçamentos.

Em 16 de maio de 1983, a NBC “Motown 25: Yesterday, Today, Forever”, MJ cantou e dançou o ícone de “Billie Jean” apresentando sua luva branca de lantejoulas e fazendo o seu moonwalk inspirado em James Brown. No dia seguinte, Fred Astaire chamou MJ para parabenizá-lo .

Fundamentalmente, a forma como Michael Jackson conseguiu controlar os meios de comunicação para ampliar sua marca é o que é notável aqui. Ele foi à parte de dentro e fora dos palcos. Esta lição é importante porque nós chegamos a um momento em que já não é possível para o CEO e os figurões da empresa ou para o consumidor direto ficarem dentro de suas gaiolas douradas.

Passamos após o estágio em que as empresas poderiam encontrar o sucesso organizando campanhas publicitárias caras que essencialmente transmitam mensagem ao consumidor, a fim de obter a sua atenção. Com a rede social, as empresas estão a avançar com o envolvimento do consumidor através do qual difundem a mensagem da marca e ficam prestes a terem feedback dos clientes sobre a própria marca.

Como tal, as empresas já começaram a colocar um rosto humano para as suas marcas com o CEO e outros executivos e até mesmo estrelando vídeos da empresa, como uma nova maneira de se comunicar com seus clientes.

A este respeito, podemos ter uma folha do livro de Michael Jackson – por criações de ícones visuais e envolvimento das pessoas através de médiuns que ele poderia comandar, Michael Jackson assegurou que o alcance de sua música se estenderia até onde podia e, no processo, concretizando o seu lugar na história do pop.

3. Falar é livre, as idéias são baratas. Construção de uma marca é um trabalho árduo

Para aqueles que estão sentados em mesas de escritório, sonhando com um dia se tornar seu próprio patrão, para que você possa apontar alguns dedos do meio na sua atual entidade patronal.

Acorde de seu sonho – essa lição é para você.

Construir uma marca duradoura vai além de apenas ter uma boa idéia. O que precisamos é de muitos anos de trabalho duro e perseverança pode-se antes mesmo de começar ocorrer uma rachadura de sucesso. Michael Jackson começou a atuar entre 04 e 05 anos de idade como o vocalista dos Jackson 5, que formou em 1964. Oito anos depois, com 12 anos de idade, iniciou sua carreira solo lançando seu primeiro single solo nº 1 “Ben”.



Três lições de gestão de marca de Michael Jackson Jackson5_articleimg



Michael Jackson como parte do Jackson 5 em 1968.

O ponto é este: Michael Jackson tinha talento inegável, mas o sucesso que alcançou não foi por causa do “simples” talento ou da sorte. Michael Jackson trabalhou duro para construir sua marca, escravizou os anos de sua infância em estúdios de gravação, transportando-se para todos os Estados e paises para tocar em locais desconhecidos com o Jackson 5, tais que, na época ele tinha 19, ele já estava no topo de seu jogo e pronto para tomar o palco do mundo com sua música.

O fato é que a construção de uma marca significa muito sacrifício, mas ninguém quer reconhecer o trabalho sujo.


Fonte: Sgentrepreneurs
Dangerous Girl
Dangerous Girl
membro
membro

Mensagens : 922
Pontos : 55077
Data de inscrição : 05/07/2010
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos